Código: | OP00028 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | FOT | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Fernando Alberto Pinho Alves |
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Corpo docente: |
Fernando Alberto Pinho Alves |
Português
Objetivos de aprendizagem
Com esta unidade uurricular pretende-se sensibilizar os estudantes para a importância da fotografia, na sociedade em geral e na comunicação social, em particular. Conhecer as origens e a evolução da fotografia, a composição e a sua estética, passando pelo domínio dos diferentes equipamentos e técnicas até ao domínio dos programas de edição de imagem fotográfica, são objetivos que procuramos promover nos estudantes.
- Conhecer a evolução histórica do processo fotográfico
- Aplicar os conhecimentos básicos da técnica fotográfica
- Conhecer e aplicar os conhecimentos básicos de fotografia analógica, a preto e branco
- Identificar e adotar regras de composição fotográfica
- Conhecer procedimentos básicos de edição fotográfica
- Selecionar fotografias e organizar um portfólio fotográfico
- Conceber, produzir e organizar uma exposição fotográfica
Conteúdos programáticos
Abordagens à história da fotografia, aos diferentes processos e aos seus protagonistas.
Demonstração prática dos diferentes componentes de uma máquina fotográfica e da sua relação na obtenção de fotografias tecnicamente adequadas. A importância da Física, da Química e da Matemática na construção do processo fotográfico. Aquisição e domínio das técnicas laboratoriais de fotografia analógica, a preto e branco. Visionamento, produção e reflexão de trabalhos fotográficos que conduzam a uma melhor compreensão das regras básicas de composição fotográfica. Identificação de correntes estilísticas com vista à criação de hábitos e atitudes mais reflexivas. Exploração de programas adequados de edição de fotografia. Os portfólios temáticos de fotografias e as suas exigências no que concerne à seleção e organização espacial das imagens. Conceber, preparar e montar uma exposição fotográfica.
Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
Para a concretização do primeiro objetivo percorre-se articuladamente a evolução histórica dos processos fotográficos, dos seus inventores mais significativos.
No segundo objetivo, na presença de diferentes máquinas fotográficas, demonstrar pelo exercício as diferentes funções e articulações dos componentes essenciais de uma máquina fotográfica.
No terceiro objetivo, identificam-se os elementos que constituem um laboratório de fotografia analógica.
No quarto objetivo abordam-se questões que se prendem com a composição da imagem fotográfica, as correntes estilísticas e as problemáticas que se prendem com a criatividade e originalidade.
A edição de imagens com meios informáticos será o essencial do nosso quinto objetivo.
No sexto objetivo propõe-se aos estudantes que realizem a seleção das suas fotografias a incluir no portfólio.
O sétimo objetivo envolve a conceção, preparação e montagem de uma exposição fotográfica da turma.
Metodologias de ensino.
Ao longo das sessões de trabalho serão realizadas: aulas teóricas com grande grupo; aulas práticas no exterior, no estúdio e no laboratório com o grande grupo; demonstrações práticas de diferentes equipamentos; visionamento de vídeos e fotografias com diferentes abordagens à técnica e estética fotográfica e acompanhamento e debate individual das produções de cada um dos estudantes.
Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
A diversidade das metodologias adotadas nas aulas teóricas e práticas, assim como a variedade de recursos disponibilizados aos estudantes concorrem como elementos facilitadores das aprendizagens.
Para uma abordagem dos aspetos históricos são utilizados diferentes suportes visuais como vídeos, fotografias, máquinas antigas e contacto com várias obras fotográficas de autores de referência, seguindo-se um debate.
As sessões, no exterior e no estúdio bem como as demonstrações a nível individual são fundamentais para a consolidação dos conhecimentos ministrados e são decisivas para a assimilação dos conhecimentos básicos das técnicas fotográficas.
As demonstrações gerais e a exemplificação a nível individual, no laboratório fotográfico, permitem aos estudantes a apropriação dos conhecimentos bem como o conhecimento do funcionamento adequado de uma câmara escura de fotografia analógica, a preto e branco.
A sensibilização para as questões que se prendem com a composição fotográfica são introduzidas a partir do visionamento de vídeos e de imagens fotográficas de especialistas procurando demonstrar as diferentes opções. No acompanhamento individual dos trabalhos dos estudantes é feita a reflexão sobre as questões técnicas e estéticas.
Com diferentes programas de edição de imagem, os estudantes assistem a demonstrações dos procedimentos mais adequados à intervenção de cada imagem fotográfica. Os procedimentos mais adequados para os diferentes fins a que as imagens se destinam, o que deve ser evitado no tratamento das imagens e as particularidades dos diferentes programas, constituem as principais preocupações a ter
em conta.
O último objetivo prende-se com a competência na escolha e organização de um portfolio fotográfico. Este é concretizado através do acompanhamento individual de cada estudante na escolha das fotografias e organização do seu próprio portfólio. Inicialmente são apresentados diversos trabalhos do género, (normalmente de colegas de anos anteriores) sendo nesse momento, explicitadas as razões porque é que umas opções estão mais adequadas aos propósitos a que se destinam do que outras. No seguimento deste objetivo terá ainda lugar a conceção, preparação e montagem de uma exposição fotográfica da turma.
Avaliação e classificação
Os elementos em avaliação prendem-se com os objetivos da Unidade Curricular devendo demonstrar as competências que os estudantes adquiriram: técnica fotográfica; técnica laboratorial; criatividade e originalidade na composição fotográfica; cumprimento de prazos, inclusão das peças solicitadas no portfólio e exposição, assim como, os níveis de envolvimento na Unidade Curricular, organização e apresentação do portfólio fotográfico. Estes parâmetros são distribuídos e discutidos com os alunos no início de cada semestre.
Os estudantes deverão participar em 50% da aulas , salvo legislação de regimes especiais, para poderem ter alvo de avaliação contínua.
Bibliografia principal
APARCICI, R., GARCIA-MANTILL, A. (1989) – Lectura de Imágenes. Madrid: Ediciones de la Torre.
BARTHES, Roland (1984) – A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Fronteira
DONDIS, Donis A (2000) - Sintaxe da linguagem visual. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes.
FREEMAN, Michael (1993) – Grande Manual da fotografia. Lisboa: Dinalivro.
HEDGECOE, John (1994) – O novo Livro da Fotografia. Lisboa: Centralivros.
MAH, Sérgio (2003) – A fotografia e o privilégio de um olhar moderno. Lisboa: Edições Colibri
REGO, Jorge (1994) – Fotografia. Lisboa: ASA.
RICHARD, Ehrlich (1986) – Diccionário de Fotografia. Lisboa: Dom Quixote.
SANTOS, Joel (2010) – Fotografia – Luz, Exposicão, Composicão, Equipamento. V.N.Famalicão: Centro Atlântico.
SENA, António (1998) – História da imagem fotográfica em Portugal- 1839-1997. Porto: Porto Editora.
SOUDO, José; RAMOS, Manuel Silveira (S/D) Manual de técnicas Fotográficas, Lisboa: Centro Protocolar de formação profissional ara jornalistas (CENJOR).
Observações
Para além do programa é discutido e distribuído aos estudantes, no início de cada semestre, uma adenda ao programa que específica pormenorizadamente as caraterísticas, as abordagens, os tempos, a organização e a avaliação do portfólio e da exposição fotográfica a apresentar.
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